FAQs

» O que é uma participada?

Uma participada é um projeto industrial e/ou de I&D nacional a operar nas áreas da bioeconomia e em tecnologias de produção inovadoras, no qual a BlueCrow decidiu investir.

» Como se define o perfil de investidor?

O perfil do investidor é uma classificação que define o comportamento da pessoa no momento de aplicar o dinheiro. Trata-se de uma forma de definir os tipos de fundos que serão eleitos, podendo ser aplicações com menor risco ou com maior hipótese de perdas. Essa classificação é uma exigência da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), órgão responsável pela regulamentação do mercado de investimentos, entre outros.

1 – Conservador – Demonstra preocupação com a preservação de capital.

2 – Moderado – Procura alcançar rendibilidades ligeiramente superiores às taxas de juro sem risco, estando disposto a assumir reduzidas perdas de capital.

3 – Dinâmico – Procura atingir rendibilidades significativamente superiores às taxas de juro sem risco, estando disposto a assumir elevadas perdas de capital.

4 – Arrojado – Já é detentor de um conhecimento mais profundo de mercados financeiros. Procura atingir rendibilidades significativamente superiores às taxas de juros sem risco, estando disposto a assumir.

» O que é um fundo de investimento mobiliário?

Os Fundos de Investimento Mobiliário ou Organismos de Investimento Coletivo (OIC), são instrumentos financeiros que permitem aos investidores a aplicação das suas poupanças em regime conjunto, com uma gestão profissional, com objetivos e estratégias de investimento previamente definidas, permitindo-lhes assim ter acesso a uma diversidade de investimento maiores. O investimento em OIC é titulado em unidades de participação (UP), valorizadas diariamente.

» O que são fundos de Capital de Risco?

Os fundos de Capital de Risco são patrimónios autónomos, que não possuem personalidade jurídica, pertencentes ao conjunto dos titulares das respetivas unidades de participação, com a finalidade de serem investidos em sociedades com potencial elevado de crescimento e valorização por períodos limitados. O investidor participa do capital de risco por fundos de investimentos ou diretamente.

» O que é uma unidade de participação (UP)?

As UPs são partes unitárias, que representam o investimento dos subscritores no capital de um fundo de investimento.

A Sociedade Gestora do fundo fraciona o investimento total que recebe dos seus subscritores em unidades indivisíveis.

Valor total do seu investimento = NºUP * Valor UP

» A que se refere um Investimento de Proteção de Capital?

Este tipo de investimento engloba estratégias de investimento tidas como conservadoras, nas quais o objetivo primário é a preservação de capital e mitigação do risco de perdas aquando da realização do investimento, que, por norma, implica investimento em instrumentos tidos como mais seguros e de curto prazo, como certificados de Tesouraria.

» O que é a taxa de mortalidade?

A taxa de mortalidade define-se como a relação entre empresas que abrem falência e o total de empresas existentes num determinado período de tempo, em geral de um ano. A percentagem que representa a taxa de mortalidade das empresas é o número de empresas falidas no período de tempo estabelecido face ao número de empresas em ativo no mesmo período.

» Quais os documentos mandatórios para subscrição de um fundo?

Particular:

  • Boletim de Subscrição devidamente preenchido e assinado
  • Questionário Perfil do Investidor devidamente preenchido e assinado
  • Cópia do documento de identificação certificada (Passaporte/CC)
  • Comprovativo de morada (ex.: fatura serviços)
  • Número de Identificação Fiscal (NIF)
  • Comprovativa de profissão
  • Comprovativo de rendimentos (ex.: Tax return, extrato bancário)
  • IBAN (International Bank Account Number) – Conta Banco Português
  • Em caso de existir um procurador em representação do investidor – Apresentação da procuração (PoV) e respetivo documento de identificação certificado do mesmo

Empresa:

  • Boletim de Subscrição e Questionário de Perfil do Investidor devidamente preenchidos e assinados
  • Certidão Permanente do Registo Comercial
  • Estrutura Acionista (com identificação dos sócios com mais de 5%)
  • Beneficiários Efetivos juntamente com a documentação respectiva:
    • Cópia do documento de identificação certificada (Passaporte/CC)
    • Comprovativo de morada (ex.: fatura serviços)
    • Número de Identificação Fiscal (NIF)
    • Comprovativo de profissão
  • IBAN (International Bank Account Number) – Conta Banco Português